Tuesday 28 September 2010

O antiquário de vidro.

Ali do outro lado da rua, vês? Está ali a doce e singela menina. Não te enganes, observa-a andar, observa a direção dos seus olhares que queimam diante de mistérios da existência. De passo de fada, ela caminha entre as flores, machucando-as de vez em quando sob os pés. O passo lento altera-se de súbito em corrida, então estejas atento para seguí-la, se conseguires. Se não, espera que talvez ela volte. Capta alguns olhares dela para ti, e aguarda as voltas que ela costuma dar ao redor da mesa findarem-se. Deixa-a aproximar-se de sua maneira, os cabelos soltos e os pés descalços, a natureza nos gestos e o universo na mente. Não tentes conquistá-la, tenta ser-lhe sensação. Não o apaixonado, mas a paixão em si. E observa-a dançar entre as fitas dos próprios sentimentos, enfeitar-se com as cores dos próprios amores.
Repara que até as cicatrizes nela são bonitas. Sabes porque são tantas? É que sempre que ela quebra os bibelôs de vidro, tenta colar de volta e acaba cortando-se, mas faz um bom trabalho. Mesmo que os bonequinhos não voltem mais a ser perfeitos, eles assim, remontados, pertencem mais a ela. Quantas lágrimas derrama a coitada ao vê-los escorregar de suas mãozinhas! Mas sempre acontece, já que é apenas uma criança numa grande sala cheia de vidros.
De todas as vezes que ela me derrubou desta prateleira, a que me doeu mais foi a vez em que após me concertar, fugiu. E atravessou a rua para nunca mais olhar-se nos espelhos daqui e nunca mais borrifar-se os perfumes ou deslizar as pontas dos dedos nas taças, musicando as vidas de nós, esculturinhas imóveis. Pertenço à ela desde que me tirou da caixa de presente e mais ainda depois das vezes que, colados novamente, meus braços mudavam de posição. Eu os estendia para ela, esperando ela me segurar. Assim eles ficaram, chamando-a de volta enquanto ela partia.
Sorte tua que tens pernas para andar até aquela sorveteria. Pára de olhar meus pedaços e corra, abraça-a e deixa-a te soltar.

No comments:

Post a Comment